Uma digitalização detalhada do quadro de Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, permitiu descobrir elementos que integraram o retrato original, mas que se encontram ausentes da figura que nos chegou até hoje.
De acordo com os resultados da investigação de Pascal Cotte, o conhecido pintor italiano terá alterado a posição de dois dedos da mão esquerda de Gioconda, ainda durante a concepção do quadro, assim como o sorriso, que seria mais expressivo, e o tamanho da face, que, no original, teria sobrancelhas e pestanas.
Segundo a edição desta terça-feira do Diário de Notícias, alguns elementos terão desaparecido da obra devido aos seus múltiplos esforços de restauro, como um pequeno cobertor que estaria sobre as mãos da figura, e os originais tons leves de azul e branco, bastante diferentes dos verdes, amarelos e castanhos que hoje se observam.
A investigação, apresentada no complexo Metreon, em São Francisco, nos EUA, contou com mais de três mil horas de análise sobre as imagens recolhidas. Contudo, esta não é a primeira obra analisada por Cotte, utilizando métodos digitais.
Pinturas de Van Gogh, Brueghel, Courbet e outros mestres europeua foram também estudadas ao pormenor.
Diário Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário